sábado, 24 de dezembro de 2011

Mário Ferreira dos Santos sobre debates/discussões


"Evita as longas discussões, sobretudo com pessoas dispersas, que juntam argumentos sobre argumentos, sem ordem e sem disciplina, misturando juízos apenas de gosto com algumas pseudo-idéias mal-formadas e malassimiladas. Evita essas discussões que não são em nada benéficas. Se não for possível conduzir o colóquio com ...alguém em boa ordem, segundo boa lógica, cuidadosa e organizada, é preferível que se cales. Seja sempre disciplinado no trabalho mental. Essa é a regra importante, e nunca ceder às vagabundagens do pensamento em conversas diluídas, dispersas, em que se fala de tudo e não se fala de nada."

Preciso fazer urgentemente um post sobre debates, especialmente os empreendidos no meio virtual, atividade que ocupou boa parte das minhas horas nos últimos 7/8 anos. O Olavo também tem recomendações a fazer sobre o assunto.

Embora concorde com ambos e ache que a atividade vem perdendo seu sentido, sempre penso que existe (e ela de fato existe) uma plateia anônima que se aproveita razoavelmente de um bom embate de ideias.

Um comentário:

  1. Concordo. Nem tudo se perde. Acho que o debate inútil deve ser de fato evitado, mas, se há pelo menos uma pessoa inteligente e honesta assistindo-o, ele já não é inútil.

    ResponderExcluir

1. Seja polido;

2. Preze pela ortografia e gramática da sua língua-mãe.