sábado, 1 de junho de 2013

Nicolelis: bom em neurociência, péssimo em economia (e modos)

Por André,

Ontem, no Twitter, o neurocientista brasileiro Miguel Nicolelis ficou revoltado contra os jornalistas econômicos do "PIG" (PIG é tudo aquilo que ouse fazer oposição ao governo do PT) que forjaram os números da economia brasileira, na verdade pujantes... opa, não, Nicolelis estava reclamando que os jornalistas estavam dando atenção demais ao PIB e lhes faltava informações. Certo. Em recebendo uma réplica simples da minha pessoa, Nicolelis vomitou falácias e respostas mal-educadas, além de ter me bloqueado (prints a seguir).

Vejamos o tom das reclamações de Nicolelis, altamente científico, preciso e racional, certamente o mesmo modo que ele usa para escrever seus papers:


Antes de mostrar a maneira deselegante com que Nicolelis se dirigiu a mim e a outros que ousaram discordar, um breve histórico seu e objeções mais gerais:

Miguel Nicolelis tem um EXCELENTE trabalho em sua área. Detalhes de seus projetos estão por aí. Da última vez que li algo seu na imprensa (ops, espero que isso não seja um problema!) ele era o brasileiro mais bem cotado para receber o Nobel.

[Adendo de 14/06/14: muita gente pôs em xeque, ao que tudo indica com perfeita justiça, o brilhantismo e a originalidade da pesquisa de Nicolelis. Eu mesmo citei matéria da Folha de SP que afirmava haver um recuo metodológico importante na pesquisa de Nicolelis, que simplesmente solapava o projeto original, além do que, o chute inicial da Copa seria dado em grande proporção pela máquina e menos pelo paraplégico.

O buraco é muito mais embaixo do que parece, Nicolelis é um petista inconteste e seu projeto existe também para ser vendido como produto da "Era PT". Para tanto, o projeto custou 33 milhões de reais no "Instituto do Cérebro", instalado no Rio Grande de Norte (!!), ainda assim, muito de sua pesquisa deve à estrutura oferecida pela Universidade de Duke (ah, essa América...).

E não se surpreendam com a postura autoritária, arrogante e intransigente de Nicolelis no trato com discordâncias no Twitter - gente próxima afirma que ele é exatamente assim e que isso afastou bons pares de fazer parte de sua pesquisa. A despeito do método posto em dúvida pela comunidade científica, Nicolelis não poderia furar a promessa feita ao padrinho Lula e insistiu numa tecnologia ainda em desenvolvimento e sem qualquer chance de aplicação prática no momento.

Com isso, Nicolelis promoveu sua guinada metodológica e apresentou um espetáculo meramente robótico

O que a TV não mostrou (nem vai mostrar porque nunca aconteceu].

Contudo, Nicolelis encarna o pior tipo de "patriota" possível: aquele que acha que só se gosta do país falando bem dele incondicionalmente (me lembra o provérbio árabe que faz escárnio da lisonja). Muito curiosa a postura de Nicolelis, visto que para desenvolver sua pesquisa a plenos pulmões, teve de ir para os Estados Unidos, país que ele odeia, como todo bom esquerdista (odeia tanto pelo seu desenvolvimento como pela sua ideologia). O Brasil deu o primeiro furo com ele aí (muitos outros exemplos pululam na minha memória, entre eles, César Cielo). Mas quem liga para a verdade quando a ideologia fala mais alto, não é?

Quanto a seus comentários econômicos, dos quais ele, em postura arrogante, se julga expert, vejamos:

O pibinho é fato. E o primeiro escorregão de Nicolelis é que ele não é novidade, não é algo desse trimestre, é algo de um certo tempo. Não podemos reclamar do pibinho? Por quê? As previsões de Guido Mantega não previam um crescimento maior? A postura mais normal não indica que se a previsão do ministro da fazenda estava equivocada, algo está errado?

Mas é claro, com o PT no poder e seu 'toque de Midas', tudo virou 'ouro'; o rei está nu, mas é proibido mencionar tal fato, finjamos que tudo está perfeito (quem pensa o contrário sofre de "ideologia", segundo Nicolelis), afinal, agora é o PT no comando.

Ele compara nosso crescimento com o da China, pois bem, se esquece que a China vinha crescendo MUITO, e sempre muito mais que o Brasil, há muito tempo! Ao passo que nós passamos de crescimento mediano/razoável, para baixo para medíocre (pibinho). A comparação com a China é descabida, tal como a com os EUA.

Um crescimento de 1,5% para economias gigantes (e países com um acúmulo de riquezas enorme) como EUA e China é muito mais significativo que um de 1,5% para o Brasil.

Não somos o país do futuro, economia PT-way-de-vento-em-popa, membro dos BRICs que FUGIU da crise, ao passo que EUA neoliberau-de-direita (Obama? Oi?) está afundado na crise do capital (desde 29)? Considerando isso, não deveríamos crescer mais? Ou o jeito é enfiar o rabo no meio das pernas e fingir que um crescimento medíocre é um crescimento gigante só porque a ideologia que está no poder é de esquerda?

A economia paraguaia vai crescer 11% esse ano, enquanto o Brasil-nova-potência-mundial apresenta, recorrentemente, pibinho.

Metade da população novaiorquina tá no perrengue (lembrando mais uma vez que Nicolelis tá apreciando isso de camarote)? Qual a medida de perrengue deles? 100 dólares (vulgo 200 dilmas nossas)? Acho que não. Alguém precisa lembrar nosso melhor cientista que o governo que ele idolatra está escondendo, no mínimo, 22 milhões de miseráveis debaixo do tapete (no melhor estilo neoliberal).

Fui retrucar o senhor Nicolelis, com cortesia e contundência. Recebi respostas que desde logo ensino meus alunos do ensino médio a nunca dar. De início apontei o óbvio, essa de "o Brasil não cresce mais por causa da crise" simplesmente não cola, quando momentaneamente passamos a economia britânica, não estávamos fora do ciclo da crise? Estamos bem, fugimos da crise "do capital neoliberal", estamos mal a culpa volta a ser da crise? Mais uma vez, o que dizer do crescimento de Chile e Paraguai?

 

Após dizer isso, e uma menção a ideologias passadas que governaram o Brasil, eu repliquei que estou maravilhado com a ideologia do PT, que nos lega os últimos lugares nos índices de educação, 50.000 homicídios anuais, desindustralização, transformou miserável em classe média com 1 televisor ou 200 reais por mês no bolso e tudo mais. Vejam a réplica brilhante, da qual os pupilos de Nicolelis farão dissertações e teses por duas décadas:


Será que Nicolelis comete falácias tão primitivas em seus trabalhos acadêmicos? O que está implícito na resposta dele nada mais é que a ideologia do governo militar (Brasil: ame-o ou deixe-o) e a simples e mera falácia da falsa dicotomia, as únicas opções para os seres viventes desse planeta é ser petista-'patriota' ou ir morar na Espanha? Ou ainda, Nicolelis incorreu no décimo sexto estratagema de como se ganhar uma discussão sem ter razão. Se só quem compartilha o pensamento político de Nicolelis puder morar no Brasil, o país definitivamente será a Banânia.

Pra fechar com chave de ouro, após argumentos que fizeram Aristóteles regurgitar na cripta, Nicolelis simplesmente me bloqueou, com as seguintes palavras (muito bem embasadas, provadas e fundamentadas):

5 comentários:

  1. Quanta cegueira nesse senhor. kkk
    Parabéns pelo blog Andreas, e principalmente pelo sarcasmo nos textos, torna eles únicos.

    ResponderExcluir
  2. É minha impressão ou demos 33 milhões para esse cara inventar o que já existe?

    http://www.youtube.com/watch?v=XOm8yHuWlzs

    ResponderExcluir
  3. Ê zé povinho, como o sucesso incomoda nesse país. Mídia intelectualoide babaca, muita falação e pouca contribuição. Nem Albert Einstein seria respeitado nesse país. Não é atoa que esse país é esse lixo

    ResponderExcluir
  4. Sinceramente, o seu artigo perde toda a credibilidade ao passo que você não conseguiu refutar as informações economicas observadas pelo cientista, que não é economista e parace que você também não. Você cita as reservas financeiras americanas para justificar que o crescimento deles na mesma escala que a brasileira seria melhor devido a estas reservas, que ingenuidade a sua, talvez se você cursar economia e entendesse um pouco de geopolitica e a forma de atuação do FED americano não estaria passando esta vergonha!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não é questão de "economia", meu caro, é de matemática pura e simples.

      Se um PIB de 15,68 trilhões cresce 1%, ele cresce muito mais que um de 2,25 tri que cresce 2%.

      Excluir

1. Seja polido;

2. Preze pela ortografia e gramática da sua língua-mãe.